A IMAGEM DOS JOVENS NA IMPRENSA

jovens

Observatório da Imprensa – Ligia Martins de Almeida

“O desemprego entre os jovens, tema dos jornais na semana que passou, só foi discutido – ou melhor, noticiado – porque foi divulgada, pelo IBGE, uma pesquisa sobre o assunto. Mostra a pesquisa: “Mais de 1,2 milhão de jovens de 18 a 24 anos não exerciam, em 2008, nenhuma atividade produtiva no Brasil. Essa enorme ociosidade juvenil – 1.245.270 pessoas que não estudavam, não trabalhavam e não ajudavam em atividades domésticas – atingia 5,37% dos 23.242.000.000 brasileiros desta faixa etária no País. Ela se deve, em boa parte, ao desemprego”. (O Estado de São Paulo, 10/10/09).

Para não dizer que se limitou a divulgar os dados oficiais, o jornal fez um box na matéria, mostrando a rotina de um grupo de jovens que passam o dia numa pista de skate no bairro da Penha (em São Paulo), de onde só saem de madrugada, segundo um dos entrevistados.

A escolha dos personagens foi, no mínimo, infeliz. Em vez de ir a uma pista de skate e entrevistar jovens que não gostam muito de estudar, não ajudam nos trabalhos domésticos ou que vivem do seguro desemprego, teria sido mais proveitoso ir procurar as filas na porta de empresas que colocam anúncios de emprego e conversar com os que estão esperando uma oportunidade. Mostrar “desocupados” que aproveitam o tempo numa pista de skate acaba levando…” (Leia mais e comente a matéria)

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: