BANQUETEIRA DA ALMA

carla cristina

“SER MULHER É TER FOME DE MUITAS COISAS: DE AFETO, DE CUMPLICIDADE, DE TEMPO LIVRE E, CLARO, DE UM BOM PRATO DE COMIDA. ASSIM PENSA A CIENTISTA SOCIAL CARLA CRISTINA GARCIA, ESTUDIOSA DE TEMAS QUE RONDAM O UNIVERSO FEMININO. NESTA ENTREVISTA, ELA NOS CONVOCA A REENCONTRAR O PRAZER DE DEGUSTAR A VIDA.”

Bons Fluídos – Raphaela de Campos Mello / Foto Lucia Loeb

“Carla Cristina Garcia é daquelas mulheres que esbanjam vitalidade. Os olhos vivos e pintados, somados ao sorriso largo e facilmente acionado, causam empatia imediata. Mestre e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é professora e pesquisadora, e pósdoutora pelo Instituto José Maria Mora, no México, ela se dedica desde a graduação a temas relacionados ao universo feminino. “O papel fundamental da sociologia e da antropologia é dar voz a quem não é ouvido na sociedade”, justifica.

Primeiro, Carla quis entender o que tirava as mulheres de suas casas rumo a internações em manicômios a partir da Idade Média. “Qualquer mulher que tenha um pensamento alternativo ou que queira ter uma vida diferente daquela ‘autorizada’ pela sociedade é considerada louca, bruxa ou detentora de algum problema”, constatou ela na pesquisa que deu origem ao livro Ovelhas na Névoa – Um Estudo sobre as Mulheres e a Loucura (Rosa dos Tempos)…” (Leia mais e comente a matéria)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: