QUEM CONTROLA A “SOCIEDADE DE CONTROLE”?

informações e controle

“PESQUISADORA ANALISA OS DESDOBRAMENTOS DA CRESCENTE VIGILÂNCIA SOCIAL E APONTA MECANISMOS DE RESISTÊNCIA”

Trópico – Denise Mota

“No restaurante, na rua, em casa, no trabalho. A “sociedade de controle” está em todo lugar e avança a passos agigantados. Lançado recentemente, o livro “Sorria – Você Está Sendo Controlado” (ed. Summus) enumera, discute e propõe táticas de resistência a esse estado de permanente vigilância que vivemos.

A discussão é proposta pela psicóloga Sonia Regina Vargas Mansano, professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade de Londrina, que iniciou a pesquisa por conta de sua tese de doutorado em psicologia clínica “Sociedade de Controle e Linhas de Subjetivação”, estudo defendido na PUC-SP. Como marco teórico, a reflexão conta com o pensamento de Michel Foucault e Gilles Deleuze para a análise de muitos exemplos cotidianos de controle, desde placas que perguntam “Como estou dirigindo?” ao famoso “Visite a nossa cozinha” ou o inescapável “Sorria, você está sendo filmado”.

Em múltiplas searas do cotidiano, o controle vem sendo implementado e refletido. Nos últimos tempos, também o cinema começa a se ocupar das várias facetas dessa realidade.

Filmes como “As Viúvas das Quintas-Feiras” (2009), recentemente estreado na Argentina –que trata de um triplo homicídio dentro de um condomínio fechado—, o mexicano “A Zona” (2007), relato da perseguição a um bandido empreendida pelos moradores também em um bairro de luxo, ou o britânico-dinamarquês “Red Road” (2006), narrativa premiada pelo júri em Cannes sobre uma funcionária pública que se utiliza das câmeras de Glasgow para fazer justiça com as próprias mãos, espelham esse traço marcante da contemporaneidade.

Estima-se que, só na Grã-Bretanha, já existam 4 milhões de câmeras instaladas em 500 localidades da região com o fim de vigiar a população. Na França, 300 cidades contam com o mesmo sistema,…” (Leia e comente)

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: