NOVA ARMA CONTRA UM VELHO INIMIGO

“DESCOBERTO MARCADOR QUE FACILITARÁ DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA LOBULAR. O TESTE CONSISTE EM VERIFICAR SE DETERMINADO GENE ESTÁ ATIVO NAS CÉLULAS OU NÃO. A INATIVAÇÃO INDICA PRESENÇA DA DOENÇA.”

Ciência Hoje – Luan Galani /Foto: INCC

“De todos os tipos de câncer que acometem mulheres no Brasil, o câncer de mama é o que mais produz óbitos. Na luta contra essa fatalidade, surge um importante aliado: um marcador capaz de diagnosticar esse tipo de câncer com maior precisão, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo foi publicado recentemente no periódico britânico BMC Cancer.

Os pesquisadores constataram que, nos casos de câncer de mama do tipo lobular, o gene adam33 fica inativo. Segundo a bioquímica da UFPR Giseli Klassen, coordenadora do trabalho, esse gene produz uma proteína de mesmo nome, que é responsável, juntamente com outras substâncias, por manter as células unidas. “Da mesma forma que a âncora impede o navio de navegar, essa proteína ‘segura’ as células no lugar de origem”, explica.

A falta dessa proteína acaba então por facilitar o processo de metástase. “Nossa descoberta pode ser a diferença entre salvar ou não a vida de uma paciente, já que a principal causa de morte nos casos de câncer é a metástase e não o tumor inicial”, afirma Klassen…” (Leia e comente)

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “NOVA ARMA CONTRA UM VELHO INIMIGO”

  1. Trackback Says:

    Comentario…

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: