A FORÇA UNILATERAL DO BEM

“ASSIM O COMANDO MILITAR SUL DOS ESTADOS UNIDOS PROPAGANDEIA SUA PRÓPRIA ATUAÇÃO EM 2009”

“Virtualmente todos os povos com vizinhos mais fracos atacaram e saquearam os vizinhos e quando possível os subjugaram, às vezes os dizimaram. Competição por poder e riqueza sempre esteve interligada com as outras forças que movem a História”. Victor Kiernan em Impérios e Exércitos Coloniais, 1815-1960.

Vi o Mundo Luiz Carlos Azenha

Diz-se, nos Estados Unidos, que a política externa de Washington é ditada pelas necessidades domésticas do ocupante da Casa Branca. É verdade.

O presidente Barack Obama acaba de resgatar George W. Bush das trevas para encarregá-lo, ao lado de Bill Clinton, de liderar uma campanha nacional para levantar fundos e dirigir a aplicação do dinheiro no Haiti.

Os Estados Unidos são o único país do mundo com o poder logístico suficientemente sofisticado para atender aos milhões de haitianos que tiveram as vidas completamente devastadas por um terremoto. Dispõem de alta tecnologia, de Forças Armadas numerosas e do poder político necessário para deslocá-las para qualquer parte do mundo.

O constrangimento a que o Brasil foi submetido nas últimas horas é natural em circunstâncias extraordinárias como as atuais. Washington pode deslocar com facilidade 10 mil soldados para o Haiti em algumas horas, mais do que todo o contingente da Missão de Estabilização das Nações Unidas, a Minustah, presente no país. (Leia e comente)

Tags: , , , , , , ,

2 Respostas to “A FORÇA UNILATERAL DO BEM”

  1. Victória Says:

    Seus comentários são perfeitos. Mas quanto ao Obama destacar Bush e Clinton para arrecadar fundos para as vitimas do Haiti achei boa a demonstração de união com ex-presidentes – como quem diz que a Améerica se une diante da adversidade. Não sei se estou errado..

    • noticiasdobem Says:

      Com certeza não está Victória

      É nesse momento de tristeza que as lideranças mundiais precisam deixar suas velhas diferenças ideológicas de lado e preparar uma ação conjunta e efetiva com outras nações para resolver o problema do Haiti definitivamente e não continuar a tratá-los como lixo do mundo.
      Obrigado por seu comentário, volte sempre….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: