HISTÓRIAS CONTADAS E CANTADAS

ADYEL SILVA, ALAÍDE COSTA, ARÍCIA MESS, ÁUREA MARTINS, ELIANA PITTMAN, GRAÇA CUNHA, IVETE SOUZA, IZZI GORDON, LEILA MARIA, MISTY, ROSA MARYA COLIN, VIRGÍNIA ROSA, ZEZÉ MOTTA… POR MEIO DOS DEPOIMENTOS DESSAS 13 CANTORAS , JORNALISTA REVELA O UNIVERSO MUSICAL DE MULHERES QUE QUISERAM
SEGUIR CAMINHOS ALÉM DO ÓBVIO

Raça Brasil – Amilton Pinheiro / fotos Divulgação

“O livro Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras (Editora Letra e Voz), fruto de uma dissertação do curso de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvida por Ricardo Santhiago entre 2006 e 2009, traz depoimentos de cantoras negras brasileiras da segunda metade do século XX, que falam sobre suas vidas e como conduziram suas carreiras. Impressionante é que o autor conseguiu extrair desses relatos não só fragmentos contundentes e humanos da vida de mulheres com vozes poderosas, mas, principalmente, uma constatação: que as opções artísticas dessas cantoras negras impuseram e elas uma mobilidade e visibilidade menores na música brasileira e na sociedade. “Não foram ingênuas; foram conscientes. Não lamentaram, apenas se movimentaram”, conta Ricardo Santhiago.

Você observou que as cantoras negras entrevistadas sofriam três tipos de preconceito da indústria fonográfica: por ser mulher, por ser negra e por cantarem gêneros não usuais para as suas condições étnicas. Sofreram com a falta de visibilidade por insistirem em seus repertórios. Quais os outros preços que elas tiveram de pagar?
O primeiro deles diz respeito à própria mobilidade de que elas dispõem no cenário cultural brasileiro. Claro que todas são artistas consagradas e respeitadas, mas o caminho até aí foi (e ainda é) cheio de pedras. O segundo preço se coloca de forma mais sutil e, por conseguinte, mais perniciosa: suspeito que estas cantoras tenham tido mais dificuldade de inscrever suas reivindicações…” (Leia e comente)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: