GINKGO BILOBA: O CHÁ DAS FOLHAS É SEGURO?

O ‘GINKGO BILOBA’ É UMA DAS PLANTAS MEDICINAIS MAIS COMERCIALIZADAS NO MUNDO. SEU CONSUMO É INDICADO PARA TRATAR MUITOS PROBLEMAS DE SAÚDE, MAS SUA EFICÁCIA TERAPÊUTICA EM GERAL NÃO TEM BASE CIENTÍFICA COMPROVADA. ARTIGO DA CH DISCUTE A VALIDADE DO USO DESSA PLANTA, QUE PODE INCLUSIVE CAUSAR EFEITOS ADVERSOS.

Revista Ciência Hoje

“O Ginkgo biloba é uma das plantas medicinais mais comercializadas atualmente no mundo. É apontado como benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, mas as informações divulgadas sobre seus efeitos terapêuticos são em geral exageradas e sem base científica.

Na verdade, pesquisas relatam com frequência efeitos adversos quando são utilizadas partes da planta fresca ou seca, que não passaram por um processo de remoção de substâncias tóxicas existentes na espécie. Não é recomendado o consumo do G. biloba fresco ou seco, na forma de chás ou em contato direto com a pele, devido à presença de substâncias capazes de provocar alergias ou reações tóxicas para o sistema nervoso.

As plantas medicinais e os medicamentos fitoterápicos são utilizados em todo o mundo por apresentarem ação terapêutica contra variados problemas de saúde, mas são equivocadamente considerados de baixo risco de toxicidade. Tanto as plantas (folhas, cascas e outras partes, usadas ao natural, secas ou trituradas, ou em emplastos e chás caseiros) quanto os medicamentos industriais obtidos…” (Leia e comente)

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: