NEM TUDO QUE É NATURAL PODE FAZER BEM

LIVRO MOSTRA QUE ALGUMAS PLANTAS PODEM SER EXTRAMENTE VENENOSAS PARA HUMANOS E ANIMAIS. ATÉ UMA MAÇÃ PODE FAZER MAL SE FOR CONSUMIDA DE MANEIRA ERRADA

Época – Danilo Casaletti

“Chá de boldo para o fígado, de erva-doce para dor de estômago, de broto de goiabeira para diarreia, de cabelo de milho para “arrebentar” o sarampo e a catapora. A cultura popular é repleta de receitas “naturais” para os mais diversos males. Mas, ao mesmo tempo que uma planta tem uma substância benéfica para o organismo, ela pode ter outras que são tóxicas.

Gil Felippe, fundador da Sociedade de Botânica de São Paulo e Ph.D. na ciência pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, acaba de lançar o livro Venenosas – Plantas que matam também curam (Editora Senac São Paulo – 352 páginas, R$ 58) para informar em uma linguagem bem simples os perigos e os benefícios que as plantas podem oferecer aos homens e aos animais.

Para o botânico, consumir plantas em seu estado natural requer conhecimento e atenção. Muitas delas possuem substâncias agressivas para o organismo. “Não sou contra o uso de produtos fitoterápicos, mas acho que eles devem ser consumidos com muito cuidado”, diz Felippe. Segundo ele, na maioria das vezes, os venenos estão em parte das plantas, como, por exemplo, a maçã, fruta comumente consumida, mas que traz toxinas em suas sementes…” (Leia e comente)

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: