COMO REDES SOCIAIS INFLUENCIAM NOSSO HÁBITO DE BEBER

CIENTISTAS COMPROVAM QUE AMIZADES, E ATÉ AMIGOS DE AMIGOS DE AMIGOS, INFLUENCIAM O QUANTO BEBEMOS. OUTRAS PESQUISAS MOSTRAM O MESMO PARA FUMAR OU SER GENEROSO

Época

“Beber pode ser socialmente contagioso. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo sociólogo greco-americano Nicholas A. Christakis, professor do Departamento de Políticas de Assistência Médica da Universidade de Harvard, e pelo americano James Fowler, cientista político da Universidade da Califórnia, San Diego. Christakis e Fowler são conhecidos por suas pesquisas quem misturam redes sociais – um ramo da sociologia que representa relacionamentos afetivos ou profissionais como ligações em um rede – com saúde, bem-estar e assistência médica. Eles já estudaram, por exemplo, como a generosidade por ser contagiosa ou como parar de fumar pode se espalhar por uma rede social.

Mas o que isso significa? É o velho “as amizades influenciam”, com roupagem sociológica-científica e dados quantificáveis. Para Christakis e Fowler, os seus conhecidos que bebem influenciam em como você lida com a bebida. Se alguém bem próximo a você em uma rede social – um amigo, um parente ou um colega – bebe muito, você tem 50% a mais de probabilidade de também beber muito. (Beber muito: um drink por dia para mulheres; dois drinks…” (Leia e comente)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: