A HORA É A VEZ

É PRECISO TER INICIATIVA – MAS TAMBÉM É NECESSÁRIO SABER SE PREPARAR PARA O MOMENTO CERTO DE ABRAÇAR AS OPORTUNIDADES, SEM TEMER O FRACASSO NEM AMARELAR DIANTE SUCESSO

Vida Simples – Débora Didonê

“Durante cerca de 20 anos, o escritor catarinense Cristóvão Tez za adiou o projeto de um livro sobre a crise por qual passou ao se tornar pai de um menino com síndrome de Down. Quando finalmente lançou a obra autobiográfica, em 2007, conquistou sete prêmios literários. Sem dúvida, Tezza tornou-se um escritor mais reconhecido. Mas, para o autor, a grande repercussão ocorreu na vida pessoal. “Finalmente, pude largar a universidade para me dedicar apenas à literatura”, disse, em um bate-papo na Flip – Festa Internacional Literária de Paraty, no último mês de agosto. Uma das razões para Tezza ter demorado tanto a empreender O Filho Eterno foi o medo do fracasso, já que trataria de um tema com grandes chances de cair na pieguice. Mas o tempo passou e a ideia persistiu. Principalmente, porque o escritor precisava compartilhar sua história com os leitores. Assim como Tezza, todo ser humano investe em uma maneira de atender aos próprios anseios. E o combustível para ir adiante nada mais é do que a iniciativa.

Já dizia a filósofa alemã Hannah Arendt, em A Condição Humana: “Os homens são impelidos a agir”. O verbo agir, do grego archein, signifi ca justamente “começar”, “ser o primeiro“, “imprimir movimento a alguma coisa” – e até mesmo “governar”. Ao contrário do senso comum, a iniciativa não está necessariamente vinculada a um feito extraordinário – um cargo novo na empresa, um prêmio Nobel ou qualquer outro tipo de notabilidade. Veja que, para Tezza, escrever O Filho Eterno ajudou,…” (Leia e comente)

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: