ÍNDIA É O PAÍS COM O MAIOR POTENCIAL PARA COZIMENTO COM ENERGIA SOLAR

TRÊS BILHÕES DE PESSOAS UTILIZAM MADEIRA, ESTERCO OU BIOMASSA COMO COMBUSTÍVEL. ESSA PRÁTICA PREJUDICA O CLIMA E CAUSA O DESAPARECIMENTO DAS FLORESTAS.
FOGÕES SOLARES PODEM ALIVIAR O PROBLEMA
– E ATÉ MESMO SALVAR VIDAS.

DW-WORLD.DE – Torsten Schäfer (mdm) / Revisão: Roselaine Wandscheer

“Após o terremoto de janeiro de 2010 no Haiti,  apenas a água fervida era realmente segura. Mas fervê-la era um problema, pois a madeira para fazer o fogo praticamente não existia ou custava muito caro. Segundo o alemão Hans Michlbauer, 97% da floresta nativa já desapareceram. “As mulheres gastam horas procurando lenha”, conta.

Ele trabalha para a EG Solar, associação responsável por projetos de cozinhas solares em todo o mundo. Não apenas no Haiti os fogões solares são úteis. Em diversos países em desenvolvimento, a tecnologia pode melhorar as condições de vida, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Atualmente, 17% das emissões mundiais de CO2 são produzidas no cozimento doméstico e provêm da queima de lenha, esterco ou biomassa.

Fogo de cozinha mata 1,5 milhão por ano

Três bilhões de pessoas dependem desses combustíveis. Em busca da lenha, as florestas são desmatadas, o que aumenta a erosão e contribui com a sedimentação dos rios. E a extração da madeira custa tempo – um tempo que falta para outras atividades rentáveis. Além disso, a fuligem polui o ar.

A cada inverno, uma nuvem de fumaça cobre o sul da Ásia, causada principalmente, segundo um estudo suíço, pela queima de madeira. E essa massa de ar poluído…” (Leia e comente)

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: