INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN: MITO OU VERDADE?

ELE VEM SENDO COTADO COMO PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR TODO TIPO DE TORMENTO – DOS QUILOS EXTRAS À ENXAQUECA. SÓ QUE BOA PARTE DESSA HISTÓRIA É UMA BELA FARSA

Saúde é Vital – Thaís Manarini

“O universo da nutrição tende ao maniqueísmo. Enquanto alguns alimentos são alçados à fama em um piscar de olhos – como é o caso do óleo de coco, assunto da nossa reportagem na página 28 -, outros são mandados ao limbo em um zás-trás. Às vezes, vale registrar, sem motivo cientificamente correto. É o caso do glúten, uma proteína presente em todos os itens que levam trigo, centeio, aveia, malte e cevada.

A substância só não é tolerada por uma parcela da população que tem a doença celíaca. Estamos falando de quase 1 milhão de brasileiros. E, para atendê-los – que bom -, a indústria aumentou a oferta de produtos isentos dessa proteína. Ocorre que boa parte dos outros 194 milhões de consumidores do país passaram a imaginar que, se havia comida destacando o “sem glúten” no rótulo, isso seria indicador de que o tal glúten faria mal. Interpretação errônea no caso. E há sempre quem se aproveite da situação. Exemplo: prometendo que a barriga irá secar se você tirar o bendito ingrediente da mesa. “É um grande mito”, dispara a…” (Leia e comente)

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: